Como limpar a caixa de gordura?

Você mesmo pode fazer a limpeza da caixa de gordura. Com alguns itens básicos e passos simples resolva esse problema que apesar de ser um pouco desagradável é de grande importância para a sua residência. Você também pode contratar uma empresa especializada nesse serviço como as empresas desentupidoras

Itens necessários para a limpeza da caixa de gordura 

A limpeza manual é a forma mais simples e você mesmo pode executar. 

Você vai precisar de: 

  • Vassoura grossa e esponja 
  • Balde  
  • Saco de lixo resistente  
  • Mangueira com água 
  • Sabão ou detergente 
  • Creolina ou outro desinfetante (opcional) 
  • Luva e máscara 

Limpando a caixa de gordura 

  1. Proteja-se com a máscara e luva; 
  1. Ajeite o saco de lixo dentro de um balde; 
  1. Remova a tampa e retire o cesto da caixa despejando o resíduo dentro do balde. Se seu modelo não possuir o cesto, retire a gordura com a ajuda de um recipiente. Faça uma raspagem nas paredes e fundo; 
  1. Lave o cesto e a caixa utilizando uma esponja, vassoura, água e detergente; 
  1. Recoloque o cesto e vede com a tampa novamente; 
  1. Feche bem o saco de lixo e coloque no descarte de resíduos orgânicos. 

Dica: Antes de remover a gordura adicione um pouco de Creolina ou outro desinfetante para diminuir o mau cheiro. 

Cuidado: Não adicione cal, soda cáustica ou água quente para esvaziar a caixa. O resíduo é diluído e entra pelo esgoto, porém ele irá incrustar causando um entupimento na tubulação.   

Como é uma caixa de gordura? 

A caixa de gordura é um recipiente feito de cimento ou de plástico vendido em materiais construção, onde há um ou mais encaixe na parte superior por onde entrará a água proveniente dos ralos da pia da cozinha, da lavação e máquina de lavar roupa. A gordura por ser mais pesada vai acumulando no fundo e a água escoa pela saída acima do limite da gordura até à rede de esgoto. 

Sua função é reter a gordura proveniente da cozinha em cozimentos, frituras, lavagem de louça e até oleosidade da pele quando nos lavamos. O uso da caixa evita que toda essa gordura cause entupimento na tubulação e ou siga ao sistema de esgoto. O descarte dessa gordura deve ser feito com o material orgânico.  

Tipos de caixa de caixa de gordura 

Industrializada 

  • PVC – O modelo de caixa em PVC é o mais comum e mais prático. A tampa é fácil de abrir e fechar e tem boa vedação. Dentro da caixa há uma cesta removível toda perfurada para a passagem da água. Com fundo de canto arredondado facilita a limpeza. Há também várias saídas de encaixe para os canos de sucção evitando o uso de engates. 
  • Aço – Os modelos de aço são indicados para restaurantes ou fábricas com grande manejo de gorduras. São instalados no lado interior do ambiente, possuem grande durabilidade e são de fácil limpeza. 
  • Concreto – São modelos pré-fabricados e com ótima vedação. A limpeza é um pouco mais pesada devido a maior facilidade de incrustar os resíduos. 

Alvenaria 

O modelo em caixa de alvenaria, é produzida in loco. Por não ter revestimento, torna a limpeza um pouco mais pesada e demorada devido a maior aderência de resíduos nas paredes e fundo da caixa. 

Os valores podem variar conforme o modelo e tamanho, mas todos cumprem a mesma finalidade e são de grande importância para a rede de esgoto e para o meio ambiente. 

O que acontece se não limpar a caixa de gordura? 

  • Transbordamento da água – Uma caixa de gordura cheia ou entupida pode resultar na volta da água pelo ralo da pia da cozinha, devido à falta de vazão da mesma. A gordura acumulada dentro da caixa impede o escoamento correto da água. O baixo vazamento da água pela pia pode indicar que a caixa já esteja cheia. 
  • Mau cheiro – Outra indicação de caixa de gordura muito suja é o cheiro desagradável que retorna pelo ralo da pia. 
  • Proliferação de animais – Ratos, baratas e outros animais são atraídos pela gordura com restos de alimentos e através do encanamento da caixa podem entrar em casa pelos ralos. 

Com qual frequência devo limpar a caixa de gordura? 

A limpeza da caixa de gordura geralmente não é uma tarefa muito atraente. O forte cheiro e visual não muito agradável faz com que evitamos de fazer esse trabalho, porém como já vimos, é de extrema importância incluir essa manutenção na rotina da casa ou estabelecimento. 

A rotina de limpeza da caixa depende da quantidade de moradores na residência e da frequência de uso da cozinha. 

A recomendação em geral é: 

  • Casas – a cada 6 meses 
  • Apartamentos – a cada 3 meses 
  • Restaurantes, lanchonetes – a cada 1 mês 

Veja também sobre limpa fossa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *